Geral

Qual a melhor Cervejas Industriais ou Cervejas Artesanais?

Afirmar que a cerveja industrial consumida por 90% dos consumidores de cervejas ou afirmar que a cerveja artesanal é a melhor é muito difícil, pela questão de gosto pessoal, porem vamos pautar algumas diferenças entre elas que fazem a diferença entre o Tomador de Cerveja ou Degustador de Cerveja.

Conhecida também em alguns lugares como “cerveja gourmet” é grande quando em comparação com a cerveja comum, ou melhor, a industrializada.

A diferença entre a Cerveja Industrial da Cerveja Artesanal não está apenas no valor de cada uma mas sim e vários fatores, vamos a eles.

Cerveja industrial: A cerveja industrial de ou alta produção é encontrada em supermercado, bares, restaurantes e é consumida no dia a dia por milhares de brasileiros, sua alta produção deixa a bebida muito mais barata, sua composição precisa ser mais simples para durarem mais e atingir a grande maioria do sua publico.
Utilizam cerca de 60% de malte, que é o principal ingrediente desta bebida. Os outros 40% são compostos por outros tipos de cereais para que o seu custo seja diminuído. E é por isso que as cervejas industriais chegam ao consumidor final por um preço mais atrativo, ou seja, mais em conta.

Cerveja artesanal: São feitas com um maior cuidado, uma vez que levam em consideração também os variados aromas e gostos de preferência do consumidor, não podendo ser feita em escala industrial

São escolhidos ingrediente mais nobre, a grande maioria das cervejas artesanais são importadas, mas existem muitas micro-cervejarias no Brasil produzindo cerveja de excelente qualidade. As cervejas artesanais são produzidas seguindo a  base na Lei da Pureza Alemã, criada em 1516. Ela diz que as bebidas não devem ter conservantes, açúcares ou outros componentes em sua produção além da cevada, água e lúpulo.

Outra característica interessante é ao considerarmos o fato de que as cervejas artesanais são diferenciadas não só em sua essência, ou seja, no processo de produção. Até mesmo a garrafa, o rótulo e outros detalhes também ganham essa atenção diferenciada, já que deve atender a um público mais exigente.

O profissional de Degustação desse tipo de cerveja é chamado de Beer Sommelier, deve entender todas as notas da bebida, seus ingredientes de quando e como são selecionados, esse tipo de consumo no Brasil vem crescendo a cada ano e concursos de Beer Sommellier tem ganhado cada vez mais destaque para os adeptos.

Em breve teremos varias cervejarias brasileiras que produzem suas cervejas artesanais com seus copos aqui na MeuCopo.com então aproveite para conhecer os Copos e Taças Especiais para Degustação apropriada das Cervejas Artesanais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.